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Envelhecimento saudável e preventivo.


ENVELHECIMENTO SAUDÁVEL


“Envelhecer  não se resume a viver vários anos, 100, 120 anos. O mais importante é envelhecer com qualidade, e infelizmente alguns têm se esquecido disso.”


O envelhecimento humano é um processo fisiológico de declínio gradativo e funcional de todas as nossas células, tecidos e órgãos. Este processo inicia-se de forma lenta e progressiva e repercute de forma negativa com o aumento de  sinais e  sintomas como:

  • Diminuição da libido (desejo sexual)
  • Cansaço e desânimo
  • Variações dos níveis de energia ao longo do dia
  • Má qualidade do sono
  • Perda da memória, do raciocínio e da iniciativa
  • Aumento da gordura corporal
  • Dificuldade em perder peso mesmo se alimentando corretamente
  • Diminuição da força e tônus muscular
  • Aumento de rugas e flacidez
  • Aumento do risco de doenças crônicas como câncer, Alzheimer, infarto, dor crônica, depressão, osteoporose, artroses, obesidade, hipertensão, elevação do colesterol, diabetes melito,etc.


Cito aqui os principais fatores atrelados ao sintomas e sinais citados acima:

 

  • Submetilação: deficiências crônicas de vitaminas do complexo B diminuem o processo de metilação, aumentando a homocisteína a qual está intimamente ligada a doenças do envelhecimento.
  • Glicação: glicose age como uma mediadora do envelhecimento.Tem um efeito acumulativo durante a vida. A GLICAÇÃO é um reação não enzimática entre a glicose e os tecidos adiposos e proteicos.
  • Disfunção mitocondrial: a mitocôndria é o centro da produção de energia do organismo e por isso sua disfunção tem grande correlação com inúmeras doenças como câncer e  doença cardiovascular
  • Hipovitaminose D: o déficit desta vitamina está ligado a inúmeras doenças como cânceres de mama, próstata, doença cardiovascular , depressão , osteoporose, sarcopenia e doenças auto imunes.
  • Oxidação celular (estresse oxidativo): “enferrujamento”  do organismo causado pelo envelhecimento natural e acelerado por maus hábitos de vida.
  • Inflamação silenciosa ou subclínica: ataque  de citocinas inflamatórias, em geral causado por células de gordura em excesso ou por alimentos alergênico ou ainda infecções crônicas latentes como cáries por exemplo
  • Disbiose Intestinal: alteração da flora intestinal causada pelo desequilíbrio entre  bactérias benéficas e nocivas em nosso intestino, o que aumenta a chance de baixa imunidade e depressão.
  • Diminuição da relação de hormônios anabólicos/catabólico como por exemplo o que ocorre na  menopausa,andropausa, somatopausa, resistência a insulina e fadiga adrenal.
  • Sedentarismo 
  • Estresse crônico causando liberação excessiva ou diminuída de cortisol
  • Carência nutricional clínica e subclínica – má absorção
  • Intolerância alimentar a nutrientes potencialmente alergênicos
  • Desequilíbrio de neurotransmissores  favorecendo doenças psiquiátricas

 


Uma das teorias aceitas, como diz o estudo abaixo, é o déficit de hormônios anabólicos e sexuais que vai ocorrendo ao longo da vida. Cito aqui algumas coisas que podem interferir em nossos níveis hormonais e que consequentemente podem nos envelhecer precocemente:

  • Contaminação por estrogênios ambientais presentes em plásticos e embalagens. Ex. Bis fenol
  • Uso de anticoncepcionais hormonais em mulheres
  • Uso  de anabolizantes de forma indiscriminada
  • Obesidade e anorexia.
  • Excesso de insulina mediante ao consumo excessivo de carboidratos e diminuído de gorduras e proteínas
  • Inversão de horário como trabalhar à noite e dormir de dia
  • Alcoolismo  e uso de drogas como cocaína e maconha
  • Não gerenciamento do estresse
  • Uso de alguns medicamentos como  estatinas para o colesterol, antidepressivos e alguns remédios para a pressão
  • Cirurgia de redução do estômago ou gastroplastia
  • Estresse: Escola/faculdade, mercado de trabalho e sociedade exigindo cada vez mais das pessoas levando a excessiva  ou diminuída produção de cortisol
  • Baixa ingestão de gorduras e carboidratos  em dietas mirabolantes (as gorduras e os carboidratos  são as principais matérias primas para o colesterol que é o principal formador de hormônios como estrôgenio e testosterona


O que podemos fazer? 

  • Suplementação de vitaminas e minerais
  • Reeducação alimentar  idealmente baseada no metabolismo de repouso
  • Praticar exercícios físicos específicos para o tipo de corpo
  • Gerenciamento do estresse
  • Equilíbrio da flora intestinal para melhor absorção de vitaminas e minerais.
  • Regularização dos hormônios insulina e glucagon evitando a glicação
  • Otimização de vitaminas do complexo B para se evitar a submetilação e aumento de homocisteína
  • Reequilíbrio  hormonal conforme  queixas clínicas, alterações físicas e exames laboratoriais
  • Uso de nutracêuticos que otimizem a função mitocondrial
  • Uso de gorduras poli-insaturadas Ômega 3 em doses mais altas para minimizar a inflamação crônica ou sub clínica caso esta seja constatada em exames
  • Otimização da vitamina D
  • Identificação de alimentos alergênicos
  • Reequilíbrio de neurotransmissores para tratamento de doenças psiquiátricas



 

REFERÊNCIAS

Estudo  do  The  Journal of Gerontology mostra que reposição hormonal pode  promover o envelhecimento saudável e a longevidade

Divisão de Endocrinologia e Metabolismo, Departamento de Medicina Interna da Universidade do Texas Medical Branch, Galveston

https://biomedgerontology.oxfordjournals.org/content/67/11/1140

Estrogen replacement and skeletal muscle: mechanisms and population health.

https://jap.physiology.org/content/115/5/569

Association Between Serum 25-Hydroxyvitamin D Levels, Bone Geometry, and Bone Mineral Density in Healthy Older Adults.

https://biomedgerontology.oxfordjournals.org/content/68/8/992.abstract

Nutrition As a Part of Healthy Aging and Reducing Cardiovascular Risk: Improving Functionality in Later Life Using Quality Protein, with Optimized Timing and Distribution.

https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/25151523

Lifestyle and Advanced Glycation End Products (AGEs) Burden: Its Relevance to Healthy Aging.

https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/24900944

Physical Exercise in MCI Elderly Promotes Reduction of Pro-Inflammatory Cytokines and Improvements on Cognition and BDNF Peripheral Levels.

https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/25212919

Cognitive Performance and Functional Status Are the Major Factors Predicting Survival of Centenarians in Poland.

https://biomedgerontology.oxfordjournals.org/content/69/10/1269.abstract

Age and estrogen-based hormone therapy affect systemic and local IL-6 and IGF-1 pathways in women.

https://link.springer.com/article/10.1007%2Fs11357-011-9298-1

Protection against muscle damage exerted by oestrogen: hormonal or antioxidant action?

https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/?term=Bar+PR%2C+Amelink+GJ.+Protection+against+muscle+damage+exerted+ by+oestrogen%3A+ hormonal+or+antioxidant+action%3F+Biochem+Soc+Trans+25%3A+50%E2%80%9354%2C+1997.

Effects of eccentric exercise on systemic concentrations of pro- and anti-inflammatory cytokines and prostaglandin (E2): comparison between young and postmenopausal women.

 https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/22227852?access_num=22227852&link_type=MED&dopt=Abstract

Influence of hormone replacement therapy on eccentric exercise induced myogenic gene expression in postmenopausal women.

https://jap.physiology.org/content/107/5/1381

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