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Por que suplementar a Vitamina D ?


6 motivos para usar a vitamina D no seu dia a dia! Do atleta ao sedentário...

 

1) A vitamina D promove a função muscular

 

A vitamina D é sintetizada no corpo em uma reação que envolve a luz solar. A vitamina D também pode ser consumida na dieta comendo peixes gordos ricos em omega 3, cogumelos, ovos e suplementos. Vários estudos recentes têm relacionado baixos níveis de vitamina D com uma saúde óssea pobre, fraqueza muscular e deficiências nos hormônios sexuais (estradiol, progesterona e testosterona).

No entanto, as únicas alegações de saúde autorizados pelos órgãos governamentais nos Estados Unidos, Europa e Canadá para a vitamina D incluem reduzir o risco de osteoporose, prevenção da inflamação e promover a função muscular normal.

Uma revisão da literatura por Rachele Pojednic e Lisa Ceglia da Universidade Tufts, em Boston, relata que os níveis sanguíneos mais baixos de vitamina D estavam ligados a diminuição da capacidade aeróbica e um maior índice de massa corporal. A vitamina D ativa genes e produtos químicos de sinalização de células que são críticos para a hipertrofia muscular, força muscular e melhor desempenho. Em idosos, a manutenção de níveis adequados de vitamina D pode contribuir para menos quedas. (Exercise Sports Science Reviews, 42: 76-81, 2014)

 

2) Alta vitamina D e ingestão de cálcio destroi as células de gordura

 

As células têm um tempo de vida finito que é caracterizada por um crescimento celular e a morte (apoptose). Pesquisadores sobre obesidade estão investigando maneiras de acabar com a vida de células de gordura, como forma de reduzir a gordura corporal.

Na Universidade de Dakota do Sul, em um estudo com ratos, descobriram que os animais alimentados com dietas ricas em vitamina D e cálcio mostraram diminuição da gordura corporal, aumento da vitamina D no sangue, melhor regulação do açúcar no sangue e os marcadores do metabolismo de gordura reforçada. A redução de gordura foi conseguida através do aumento da apoptose de células de gordura. Aumentar a ingestão de vitamina D e cálcio poderia promover a melhor gestão de gordura através de morte celular, mas a segurança a longo prazo é desconhecida. (Molecular Nutrition & Food Research, 58: 1342-1348, 2014)

 

3) A deficiência de vitamina D está relacionada a níveis de baixa aptidão e obesidade

A vitamina D é sintetizada no corpo em uma reação que envolve a luz solar. A vitamina D também pode ser consumida na dieta comendo peixes gordos, cogumelos e suplementos. Vários estudos recentes têm relacionado baixos níveis de vitamina D para a saúde óssea pobre, fraqueza muscular e deficiências nos hormônios reprodutivos. No entanto, as únicas alegações de saúde autorizados pelos órgãos governamentais nos Estados Unidos, Europa e Canadá para a vitamina D incluem reduzir o risco de osteoporose, prevenção da inflamação e promover a função muscular normal.

Laura Forney da Louisiana State University e seus colegas descobriram que os níveis sanguíneos mais baixos de vitamina D estavam ligados a diminuir a capacidade aeróbica e um índice de massa corporal em estudantes universitários. Metade dos alunos eram deficientes em vitamina D, com os níveis no sangue abaixo de 25. Os resultados poderiam ser devido à redução dos níveis de atividade física em estudantes- deficiente de vitamina D que não se exercitam no sol. Por outro lado, os níveis baixos de vitamina D pode prejudicar o desempenho atlético. (Journal Strength Conditioning Research, 28: 814-824, 2014)

 

4) A vitamina D promove a produção de testosterona

 

A vitamina D é  importante para a saúde do osso, mas também pode ajudar a prevenir alguns tipos de reumatismo, doenças cardiovasculares, depressão e a demência. Cientistas australianos descobriram que a vitamina D também é importante para a síntese de testosterona em células testiculares em laboratório. Eles isolaram a partir do tecido de testículos humanos com adição de vitamina D, em combinação com a hormona luteinizante e IGF-1, ambos os quais estimulam a produção de testosterona. A adição de vitamina D melhorou a formação de testosterona. Não se sabe se estes resultados se aplicam a suplementação de vitamina D em pessoas que vivem.  (Journal of Clinical Endocrinology Metabolism, 99: 3766-3773, 2014)

 

5) Existe benefício em suplementar vitamina D em Atletas ?
 

Uma revisão da literatura por Pamela von Hurst e Kathryn Beck, da Universidade Massey, na Nova Zelândia informou que os níveis sanguíneos mais baixos de vitamina D estavam ligados a diminuir a capacidade aeróbica e um índice de massa corporal aumentado A vitamina D ativa genes e produtos químicos de sinalização de células que são críticos para a hipertrofia muscular, força muscular e melhor desempenho. Em idosos, a manutenção dos níveis adequados de vitamina D pode contribuir para melhorar a massa muscular e desempenho físico. Precisamos de mais estudos sobre a importância da vitamina D em atletas e os possíveis benefícios da suplementação.  (Current Opinion Clinical Nutrition Metabolic Care, published online August 23, 2014)

 

6) O aumento da próstata está ligado à deficiência de vitamina D
 

O aumento da próstata é extremamente comum em homens com a idade, ocorrendo em 50% dos homens com mais de 50 e 80% dos homens com mais de 80. Os sintomas incluem incontinência (perda involuntária de urina), micção frequente, esforçando-se para urinar, vontade forte e repentina de urinar, e esvaziamento incompleto da bexiga. Uma revisão da literatura conduzida por Geovanni Espinosa, da Escola de Medicina da Universidade de Nova Iorque concluiu que a deficiência de vitamina D foi associada a aumento da próstata. O aumento da ingestão de vitamina D na dieta ou suplementos diminuiria o risco desse o problema. Suplementos de vitamina D não têm efeitos colaterais e podem ajudar a evitar esse problema comum em homens idosos.  (Canadian Journal of Urology, 20: 6820-6825, 2013)

 
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